quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Liderança

Um líder é uma pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras. É quem atrai seguidores. A liderança também pode surgir naturalmente. Isso acontece quando alguém consegue exercer influência nos demais, sem necessariamente ocupar um cargo formal de líder.

Liderança é uma arte. É necessário muita habilidade para orientar, direcionar e conduzir as pessoas para o êxito pessoal ou profissional.

O líder precisa utilizar corretamente o seu potencial e os recursos disponíveis de forma adequada para convencer as pessoas a fazer o que não estavam dispostas e que passem a gostar de fazer.
Existem vários modelos de liderança. Um líder com perfil Autocrático é centralizador, tem uma visão unilateral, concorre com a equipe, é autoritário e o clima na empresa é sempre de pressão e tensão. Um líder com perfil Liberal não interfere diretamente na equipe, demonstra muita confiança, dá autonomia para cada um gerenciar as suas atividades e dá liberdade para decisões individuais. Este perfil de líder participa mais quando é solicitado. Em um perfil Democrático, o líder toma as decisões em conjunto, valoriza a participação, interage mais com a equipe, ouve, direciona e motiva, está sempre aberto para novas ideias, sugestões e críticas. Já em uma liderança com o perfil Situacional, o líder se adapta ao ambiente, avalia os fatores internos e externos, age de acordo com a maturidade dos liderados, muda de direção e postura quando necessário, é flexível e equilibrado, reúne, apresenta e discute.

Muitos fazem uma confusão ao conceituar o líder e o chefe. Alguns até acham que são sinônimos. Mas podemos diferenciar claramente ao entender as características de cada um.  Um Líder Influencia, entusiasma, comunica, acompanha, gerencia conflitos, é parte da equipe, trata com respeito e dignidade os seus liderados. O chefe está relacionado a função, é responsável pelo resultado, dá instruções, acredita que as pessoas trabalham por dinheiro, baseia-se no poder e manda.

Entre muitas características de um líder, podemos destacar a capacidade de persuasão. É preciso convencer as pessoas a acreditar no que o líder acredita ser correto, a vender os produtos e serviços.

O líder também precisa liderar pelo exemplo. Praticar o que prega, inspirar pessoas, ser referência, conquistar o respeito e a admiração das pessoas, mostrar como fazer, colocar a mão na massa, e estar comprometido com as suas responsabilidades.

Importante ter equilíbrio nas relações profissionais e pessoais. Deve ser ético, não perder a postura, não se exceder nas palavras, equilibrar a relação sentimental com a relação profissional.

Um bom líder extrai o melhor potencial da equipe. Identifica o potencial individual e utiliza para o bem da equipe e da empresa. Pontua aspectos a serem melhorados. Treina e desenvolve.

Avalia a equipe e o andamento das ações. Verifica a motivação da equipe. Acompanha o andamento das ações para garantir os resultados. Avalia se as instruções foram bem passadas e se todos compreenderam. Percebe se todos estão com o mesmo objetivo ou se alguém está ‘remando contra a maré’.

Precisamos entender que não há um modelo único de liderança que trará os resultados esperados. A forma correta de liderar dependerá da organização em que o líder atua, do perfil dos liderados, e de inúmeros fatores internos e externos que exerce influência nas atividades exercidas. O sucesso dependerá da capacidade do líder utilizar o seu potencial e técnicas desenvolvidas para melhor atuar. É preciso então desenvolver-se nas habilidades e competências necessárias de um líder. Precisamos conquistar as características de um líder que talvez ainda não temos ou aperfeiçoá-las. Talvez seja necessário melhorar a nossa comunicação, o poder de persuasão, realizar mais atividades em grupo, tomar iniciativas, postura de liderança, enfim, praticar.  As mudanças podem ser ainda mais sérias. Talvez precisemos mudar a nossa personalidade; aprender a gostar mais ainda das pessoas, ser mais humilde, valorizar as características positivas dos outros, evitar o egoísmo, entre outros. Mas lembre-se que liderar também envolve dinamismo, foco no resultado, atingir metas, saber lidar com as pressões, ser firme quando necessário, demitir, advertir, delegar, conquistar bons resultados com poucos recursos, cortar gastos, trabalhar com o orçamento enxuto e muitos outros desafios.

É por isso que se diz que:
- LIDERAR É UMA ARTE!

Abraços!
# TamoJunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário