segunda-feira, 25 de julho de 2016

O que faz um Supervisor de Trade Marketing? (Bebidas)

Bom, antes de responder esta pergunta precisamos compreender o que é Trade Marketing. De forma simples e direta, Trade Marketing são as atividades praticadas pela indústria com o foco no canal de distribuição. Trade Marketing é o mesmo que Marketing Comercial. Trata-se das relações entre indústria e canal distribuidor, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos seus clientes.

As atividades de um Supervisor de Trade Marketing são definidas de acordo com o ramo de atividade e particularidades do canal distribuidor. Por isso, neste post, trataremos das atividades do profissional da área de bebidas que atua em um distribuidor especializado.

A indústria padroniza as atividades nos distribuidores. Uma indústria de grande porte tem inúmeros distribuidores especializados. De forma geral, todos eles seguem os mesmos padrões estabelecidos pela indústria.

O supervisor de Trade Marketing é responsável pela equipe de promotores e também responsável por o trabalho de merchandising realizado pela equipe de vendas. Entre muitas responsabilidades do Supervisor de Trade Marketing destacam-se:

  • Participar e contribuir com as reuniões matinais e vespertinas, que podem ser diárias. As reuniões matinais são realizadas com o objetivo de motivar e direcionar a equipe para as ações do dia. As reuniões vespertinas visam o retorno das atividades desempenhadas e possíveis ações corretivas.
  • Criar e manter um excelente relacionamento com os clientes. Visitar diariamente os clientes com o objetivo de estreitar o relacionamento entre distribuidor e lojistas. Avaliar o relacionamento dos vendedores e promotores com os clientes.
  • Monitorar as ações de merchandising realizadas em campo. Avaliar o desempenho e execução do visual merchandising, bem como dos itens em comodato, como no caso de freezers, mesas, cadeiras, etc.  Avaliar o abastecimento e frequência de vendas em acordo comodato.
  • Impulsionar as ações de vendas, elaborando e distribuindo MPDV's (Material de ponto de venda) específicos para as ações.
  • Atuar fortemente em pdv's exclusivos da marca. Estreitar o relacionamento. Visitar frequentemente, elaborar ações extras, blindar contra a concorrência.
  • Participar e contribuir em reuniões semanais, com o objetivo de retornar o que foi executado durante a semana e alinhar estratégias junto ao gerente de vendas e diretor.
  • Multiplicar para as equipes de vendas e merchandising às informações que chegam da indústria.
  • Trabalhar em parceria com o representante da indústria no distribuidor. Estabelecer um excelente relacionamento de confiança.
  • Responsável por eventos. Fornecer estrutura de barracas, tendas, e visual da marca. Em alguns casos o supervisor de trade marketing também será responsável pela venda específica dos produtos para os eventos.

Esta é uma função que depende muito do desempenho individual do profissional. Apesar de muitos padrões estabelecidos pela indústria, o dia a dia em campo trará situações específicas e atuações direcionadas. O supervisor de trade marketing deve ter uma visão ampla e um excelente relacionamento com a equipe de vendas. 

Abraços!
Reinan Gavazza

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