domingo, 14 de agosto de 2011

Você é Eficaz ou Eficiente no PDV?

Imagine que você tem como meta implementar um display de merchandising no PDV. Vai até o lojista, explica que é importante ter o display na loja para pontuar no programa da empresa, arma o display em local pouco movimentado para que os clientes não se esbarrem no material, abastece com produtos e chama o repositor da seção e diz: - “por favor, não mecha nesse display! Sr. Fulano me autorizou a colocar esse display aqui”.

Ok, você foi eficaz. Atingiu o seu objetivo. Isso que é ser um bom promotor, hein?

Mas, imagino eu, que você não quer ser apenas um bom promotor. Você quer ser um promotor excelente, um promotor eficiente. Neste caso, você faz as coisas de maneira diferente:

Vai ao seu lojista, ansioso por lhe contar uma novidade: - “Sr. Fulano, enfim consegui para o senhor um display moderno que irá ajudá-lo a aumentar os lucros. Além de embelezar a sua loja, irá destacar produtos que estão na mídia e os últimos lançamentos. Será uma excelente oportunidade do cliente perceber que o senhor trabalha com as principais marcas e lançamentos. Eu estimo em um aumento de 30% nas vendas destes produtos. Vamos acompanhar durante 3 meses? Irei colocar o display em um ‘PONTO QUENTE’ em sua loja, assim, as chances serão maiores! Ah, além de tudo isso, o senhor acumulará mais pontos no programa, pois a presença deste display é também meta no programa de fidelidade, no qual o senhor participa”. Após armar o display e abastecer, você chama os profissionais responsáveis pelo setor e lhe explica qual o objetivo do material e ensina os repositores o correto abastecimento do display.

Pronto, agora sim você é um eficiente promotor!

Você enxerga as coisas por este ângulo? Talvez o dia a dia o deixe mais eficaz que eficiente, não é verdade?

Antes desta leitura, é possível que tivéssemos um conceito diferente entre eficácia e eficiência, pois parecem sinônimas. Mas a diferença entre esses dois conceitos requer atenção especial. Os conceitos são completamente distintos:

EFICIÊNCIA: Fazer bem e corretamente e empregar do melhor modo os recursos, conhecimentos, tempo, dinheiro, etc.

EFICÁCIA: Atingir objetivos e resultados.


Um forte Abraço!
Reinan Gavazza.

Um comentário:

  1. Explicar o que quer fazer, como fazer, porque fazer e ensinar como manter tudo em ordem caso as coisas corram bem.

    Acredito que a coisa funciona assim em toda e qualquer tipo de prestação de serviço.

    ResponderExcluir